PEDRAS E CRISTAIS






A natureza está repleta de recursos para nos ajudar a ficar mais conectados com Deus. Os Anjos utilizam inúmeros recursos da natureza para ficar mais próximos de nós, dentre eles as pedras e cristais.



Ágata: Promove o equilíbrio físico, espiritual e intelectual. Harmoniza as energias positivas e a lealdade. Intensifica a percepção e a capacidade analítica. 

Ágata azul – paz e felicidade. Alivia stress e brigas de família. Atrai Sorte e da autoestima. Desperta, ativa, favorece e aperfeiçoa o ego.

Ágata de fogo – influencia todo sistema endócrino, estimula células de memória, racionaliza, equilibra e conduz à harmonia.

Ágata lilás – proteção, amizade, justiça e espiritualidade. Tem efeito suave sobre nossa alma, trazendo à tona a consciência da espiritualidade e da energia universal que alimentam nosso espírito.

Ágata musgo – tem uma forte afinidade com o signo de gêmeos. Equilibra conflitos entre lado esquerdo e direito do cérebro. Alivia a depressão. Ajuda a harmonizar com a natureza. Tem um forte impacto sobre a sinusite.

Ágata negra – proteção. Usada para encorajar e ter sucesso em competições.

Ágata roxa – pedra da Sorte. Ajuda-nos a conhecer os verdadeiros amigos. Auxilia nos problemas de Justiça. Fortifica o corpo e nos dá equilíbrio

Água marinha – pedra de conexão espiritual, capaz de equilibrar habilidades sensitivas. No físico atua como um poderoso anti-inflamatório para os nervos, devido ao berilo em sua composição. Acalma, traz paz interior, atua beneficamente sobre a ansiedade e o estresse.

Amazonita – favorece a expressão da afetividade. Favorece o processo de adaptação ao novo, até mesmo de crianças que tiveram mudanças de escola, casa, etc. Também abre o processo intuitivo, e de percepção da realidade sob um aspecto mais amplo.

Âmbar – não é uma pedra, mas uma resina fossilizada proveniente de antigos pinheiros. Aumenta a beleza natural, estimula a felicidade e traz amigos para os solitários. Um colar em volta do pescoço protege a saúde. Ajuda conta perda de memória, dificuldade para tomar decisões, ansiedade e comportamento excêntrico.

Ametista – pedra de sintonia espiritual, que favorece o desvencilhar de momentos complicados, momentos de mudanças e transformações, promovendo o aprendizado e o passo seguinte.

Angelita – facilita o contato com o reino angélico. Aguça a percepção, a paz e a tranquilidade. Nos ajuda a expressar nossa verdade. Facilita a conexão com o conhecimento universal. Alivia inflamações na garganta, desequilíbrios da tireoide e paratireoide, auxilia no controle do peso.


Apofilita - trabalha na integração e alinhamento dos chacras superiores (laríngeo, frontal e coronário) com o do coração, facilitando o contato deste com energias arcangélicas. Valiosa ativadora do corpo emocional, ajuda na eliminação de resíduos afetivos que não ficaram bem resolvidos, enviando mensagens de integração para o consciente, produzindo assim reflexão, reconhecimento de falhas e correção de atitudes. 

Brasilianita – auxiliar no tratamento das funções do fígado. Expansão das emoções positivas. Ajuda a diminuir e equilibrar os efeitos do estresse, da tensão, equilibrando as emoções, abrindo a atitude para a positividade.

Bronzita – facilita a vida das pessoas que estão sobre ação de domínio de alguém ou alguma coisa, facilitando os relacionamentos difíceis de pessoas influenciáveis.

Calcedônia – colinha para carência afetiva. Trabalha eficientemente medos, auxilia nos processos de depressão. Trás um sentido de proteção e amor, paz interior. Acalma a mente, promovendo o estar bem consigo, doa segurança e calma diante de conflitos.

Calcita laranja – promove a segurança e a autoconfiança permitindo a abertura ao prazer de viver, realizar, amar. Favorece a espontaneidade e a verdade interior. Abre a possibilidade de estabilizar os relacionamentos, tornando-os mais prazerosos e afetivos.

Calcita ótica amarela – sintoniza a mente, unificando e integrando com a essência da alma. Capaz de sintonizar a pessoa consigo mesma, com uma tarefa a ser realizada. Ajuda na adaptação em casos de mudanças, dando a compreensão consciente da aceitação da realidade.

Celestita – pedra de conexão espiritual com os Anjos. Proporciona paz, segurança e uma melhor visão de solução de problemas práticos do dia a dia, com intuições e direções a serem seguidas. Ajuda a termos mais clareza de comunicação.

Cianita azul ou Espada de Miguel – proporciona a energia poderosa de proteção espiritual, ligada ao Arcanjo Miguel e a esfera dos Anjos. No corpo físico atua como auxiliar, complementando no tratamento da pressão alta. Como a cianita nunca absorve negatividade, ela nunca requer limpeza.

Cianita verde – uma das pedras de conexão com os Anjos, em especial Arcanjo Rafael, da verdade e da cura, e também Arcanjo Miguel, o grande protetor da humanidade. Favorece a abertura do potencial mediúnico das pessoas que possuam um canal de cura.

Citrino natural – promove a clareza para tratar com assuntos mundanos, como contratos, papéis, questões jurídicas, etc. Proporciona a visão clara e de forma positiva para lidar com a realidade. Promove alegria de viver. Pode ser usada para expandir positividade em todos os sentidos.

Charoíta – pedra que favorece a conexão espiritual, em especial com a esfera dos Anjos. Proporciona o aconchego da alma e o sentir-se acolhido.

Coral – com base orgânica, essa pedra ativa as questões de afeto e o amor à natureza. Aumenta a fertilidade e o instinto de sobrevivência. Além disso, atua como cura de diversos medos.

Cornalina – é bastante eficiente no poder de concentração mental, objetiva e no presente. Proporciona maior praticidade na forma de ver a realidade. É ideal para pessoas que sentem muita dificuldade em exercer novas atividades ou estudos.




Crisocola – favorece a visão ampla da realidade e faz a integração com o meio. Auxiliar nas disfunções e mal estar gerados pela TPM feminina, assim como os efeitos da menopausa. Atua no tratamento das disfunções da tireóide, complementando o tratamento médico.

Crizopázio – abranda as auto exigências tais como expectativas e cobranças. Diminui as resistências mentais ao novo. Faz a pessoa reexaminar processos de culpa e sentir-se mais aliviada, facilitando o perdão, trazendo autoestima.

Dolomita branca – pedra de fortalecimento físico. É auxiliar no tratamento de dores no estômago e problemas digestivos em geral. Também auxilia o relaxamento e induz ao sono.

Enxofre – absorve todos os tipos de negatividade, traz inspiração, disciplina, confiança, compreensão, felicidade, criatividade, avanço das capacidades psíquicas e bloqueia pensamentos negativos.

Escapolita – traz a flexibilidade para aceitar e conviver com a realidade. Proporciona a renovação interior, a transformação. Faz com que as qualidades latentes, potenciais ou novas posturas venham à tona, brilhem, sejam vistas por nós mesmos e pelos outros.

Esmeralda – proporciona evolução e autoconhecimento. Traz a abertura da intuição e faz a conexão com a alma, resgatando nossos melhores potenciais e habilidades. Auxiliar nos tratamentos de patologias mentais. Pedra ligada a história como sendo de grande poder de magia.

Epídoto – proporciona auto sustentação e estrutura. Atua beneficamente auxiliando a regeneração de lesões, torções, torceduras, ossos quebrados, além de reumatismo, artrite, artrose, e até mesmo o esporão.

Fluorita verde – equilíbrio e conexão espiritual. Ajuda a trabalhar processos de aprendizado emocional que estejam se repetindo em sua vida, trazendo a sabedoria espiritual efetiva no trabalho de traumas e experiências negativas.

Granada – vitalidade, vida, alegria, refina o senso de estética e beleza. Esta pedra também proporciona uma maior abertura para a sensualidade feminina. Deve-se observar o tempo de utilização, deve ser utilizada apenas 3 dias por semana no máximo.

Helíodoro – estabiliza e acalma a mente, proporcionando clareza mental, lucidez, a partir de uma visão mais espiritualizada da realidade. Tem especial ação sobre obsessões, favorecendo o desligamento, cortando os cordões energéticos.

Hematita – forte efeito sobre o sangue. Alivia as perturbações sanguíneas. Melhora a autoestima e o magnetismo pessoal. Otimismo, coragem e vontade. Auxilia no tratamento de prisão de ventre, fígado e baço.

Howlita – pedra considerada sagrada pelo seu alto poder de conexão espiritual. Acalma, trazendo paz e aconchego para a alma, além de ser uma excelente direcionadora de nossa atitude. Também é auxiliar no tratamento de problemas digestivos.

Howlita tingida: As variações de Howlita são resultados de tingimentos químicos na Howlita branca e suas propriedades energéticas são relativas as suas cores.
- Azul: Expressa a tranquilidade, abertura e frescor. Eleva o espírito.
- Laranja: Representa o calor afetivo, da intimidade, energia. É a cor do sucesso.
- Rosa: Cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso.
- Royal: Simboliza a lealdade, a fidelidade e a seriedade. É a cor do bem-estar e da paciência.
- Vermelho: Paixão, amor e desejo. Representa toda força interna materializada.




Jade – abertura para as virtudes da alma. Aflora os melhores padrões internos para que possam vir à tona, reorganizando internamente. Ajuda a orientar em momentos difíceis e a direcionar jovens ao seu melhor caminho.

Jaspe sanguíneo – pedra que auxilia a saúde e a vitalidade física, indicada para restabelecimento pós-cirúrgico como também auxiliar do fortalecimento do sistema imunológico. Deve ser utilizada da cintura para baixo, em função de sua energia ser densa. Deve ser portada junto ao corpo para se obter os resultados desejados.

Jaspe verde – pedra que promove a estabilidade e o enraizamento. Dá um sentido de orientação e de ritmo ao trabalho, ritmo de estudo, ritmo à cura, ritmo às mudanças, etc. Auxilia na solução de conflitos internos.

Jaspe vermelho – auxilia na atitude de decisão, coragem, praticidade. Funciona também como um tônico energizante geral para o corpo e para o espírito. Deve ser utilizada da cintura para baixo, em função de sua energia ser densa.

Jaspe zebra – possui forte ligação com a terra. Sua grande fonte de energia nos liga com a ampla força da natureza, favorecendo no tratamento das doenças do corpo físico.

Kunzita – pedra rosa que deve sempre ser usada em conjunto com uma pedra verde. Segurança e estabilidade do sentir, promovendo a segurança, colocando os pés no chão, reconhecendo seus valores. Incentiva e favorece a maturidade emocional.

Lápis lázuli – antiga pedra sagrada que atua muitos aspectos, mas principalmente proporciona a abertura mental para o aprendizado, e uma visão além do físico, da realidade. Abre à contemplação Divina.

Malaquita – poderosa e perigosa pedra. Em seu estado bruto desprende um pó tóxico e deve ser utilizada sob a supervisão de um terapeuta. Ela amplifica as energias e é tida como uma pedra que simboliza a transformação.

Mica amarela – traz a alegria de viver, a necessidade de expandir as realizações da alma. Traz o autoconhecimento, facilita o reconhecer a si próprio no que tem de melhor em seu potencial realizador, o seu brilho de alma.

Mica lilás – promove o autoconhecimento do potencial espiritual que possui, ajudando a reconhecer e assumir seus dons e força espiritual.

Mica preta – ajuda no processo de autoconhecimento, proporcionando uma visão clara de seus potenciais e de sua força para o enfrentamento da realidade, auxiliando o “assumir-se” e ter maior consciência sobre si mesmo.

Nefrita – auxilia nos medos, inseguranças e incertezas de como irão decorrer os acontecimentos futuros. Auxiliar no tratamento de cálculos renais. Melhor quando utilizada em conjunto com a turmalina verde, diretamente sobre o local.

Obsidiana flocos de neve – capacidade de adaptação, libertação de bloqueios, liberdade, gripe, crescimento dos ossos e do sangue.

Obsidiana negra – equilibra os pontos magnéticos e é usada junto a outros cristais para a cura em terapias. Conhecida por iluminar os caminhos e tranquilizar a sensação de egoísmo, a obsidiana negra é usada também como amuleto protetor.

Olho de tigre – doadora de coragem e determinação. Autoconfiança. Eficiente para acalmar estados emocionais de ira e/ou nervosismo. Auxilia nas conquistas e realizações materiais através da energia espiritual, aquela que realiza o merecimento de cada um. Ajuda nas transformações físicas e emagrecimento.

Ônix – a pedra que nos dá poder. Ela ajuda a preservar a opinião pessoal sem que possamos nos preocupar com o que os outros pensam a respeito. Encoraja e alavanca os pensamentos e fortalece o corpo físico. Todo mineral preto rebate energias negativas.

Opala – aumenta a consciência cósmica e induz visões psíquicas e místicas. Nos ajuda a entender todo nosso potencial. Fortalece a vontade de viver, trata o mal de Parkinson, infecções, febres, estimula a memória, purifica o sangue e os rins, regula a taxa de insulina do sangue, facilita os nascimentos.

Pedra da lua – esta é a melhor pedra para equilibrar as emoções, indo buscar a fundo a essência da pessoa, sua docilidade, seu calor, sua capacidade de expressar o amor que sente. Também abre a intuição e favorece a proteção espiritual.

Pedra do sol – vibrante, inspiradora e iluminada. Esses são atributos básicos da Pedra do Sol. Como o nome diz, está ligada à energia solar e por isso, desperta a auto cura e o poder pessoal.

Pedra estrela – desfaz ilusões e clareia pensamentos e emoções. Simboliza a metamorfose, a transformação das energias e é usada em tratamentos terapêuticos com o terceiro-olho, ampliando as conexões de consciência.


Piritaequilibra o sangue, a beleza e os órgãos, favorece a produção de enzimas, ajuda os sistemas digestivo e intestinal, estimula a comunicação entre os hemisférios cerebrais, atua na flora intestinal, pele e pulmões, sendo útil no tratamento de problemas respiratórios. Um pequeno pedaço de pirita, aplicada na parte externa da garganta, auxilia na cura de bronquite e alergias. Combate a depressão, doenças psicossomáticas e medos, estimula a inteligência, a lógica, a percepção, a análise e a criatividade, reduz a ansiedade, realiza sonhos e atrai riquezas. Excelente escudo energético. É uma pedra muito positiva, combate a inércia e sentimentos de inadequação. Um pedaço de pirita sobre a escrivaninha é suficiente para energizar todo o ambiente. Atrai prosperidade e facilita a realização de bons negócios.

Quartzo – um dos mais poderosos agentes de cura e amplificadores de energia. Absorve, armazena, irradia, regula, debloqueia a energia. É um grande poupador de energia. Fixado à bomba de combustível do carro, o quartzo pontudo reduz o consumo de energia.
Quartzo metalizado prata – associa as propriedades do quartzo as da prata que é um excelente condutor de energia.
Quartzo metalizado pirita – associa as propriedades do quartzo as da pirita que, além de proteger e energizar, atrai prosperidade e bons negócios.
Quartzo metalizado cobre – associa as propriedades do quartzo as do cobre prata que era um símbolo de longevidade para os egípcios.





Quartzo azul – proporciona calma, bem estar, tratando o estresse físico, emocional e mental. Possui ação complementar como analgésico, anti-inflamatório, TPM, auxiliando o tratamento médico. Representa o poder de verbalização e também possui relação com a essência angelical de cada um, a inocência e a compreensão sensível.

Quartzo branco leitoso – possui efeito calmante e restaurador de energia. Proporciona paz, calma e bem estar. Excelente para ajudar a dormir ou acalmar de forma imediata.

Quartzo branco translúcido – possui efeito amplificador da luz, irradiando, limpando e iluminando ambientes e pessoas. Caso você não esteja bem, não o utilize, em função de seu efeito amplificador.

Quartzo fumê – dissolve energias pesadas, principalmente as autogeradas por padrões de pensamento limitantes ou de dificuldades. Trata a estrutura emocional para enfrentar a realidade. Auxilia no tratamento de doenças cíclicas ou crônicas.

Quartzo Rosa – a pedra do amor incondicional e da paz infinita. Cristal relacionado ao coração, que o purifica e abre para novos sentimentos. Propicia a cura interior e atrai o amor para sua vida. É ideal ser usado como talismã. Harmoniza relacionamentos, tanto amorosos quanto profissionais. Se estiver muito emocional, use aliada a uma pedra verde.

Quartzo verde – agente equilibrador geral. Capaz de promover equilíbrio nos aspectos: físico, mental, emocional, espiritual. Auxilia, complementando o tratamento de qualquer somatização.

Rodonita – pedra rosa que deve sempre ser usada em conjunto com uma pedra verde. Segurança e estabilidade do sentir, promovendo a segurança, colocando os pés no chão, reconhecendo seus valores. Incentiva e favorece a maturidade emocional.

Rodocrasita – pedra rosa que deve ser usada em conjunto com uma pedra verde. Pedra de fortalecimento emocional e de autoconhecimento, favorecendo a autoestima e a renovação de atitudes. Promove estabilidade dos padrões oscilantes entre altos e baixos.


Selenita: faz a limpeza e a energização de outros cristais, auxilia na meditação, no desenvolvimento da telepatia e clareza mental. É uma pedra fundamental para quem trabalha com cristais pois ela limpa e energiza todos os outros cristais, para além de ambientes e pessoas. A selenita regista acontecimentos ocorridos na sua presença, pelo que, recorrendo à meditação, se pode conhecer a verdade de uma situação. Traz flexibilidade à estrutura muscular. Pode ser usada para fazer o alinhamento da coluna vertebral: ela elimina bloqueios energéticos existentes ao longo da coluna. Pode corrigir problemas do esqueleto. Estabiliza crises de epilepsia.

Selenita laranja – capacidade acentuada de limpeza energética, limpando bloqueios energéticos, abrindo a alma para o sentir-se, para permitir-se, cortando cordões energéticos e retirando energias negativas, aliviando culpas, ressentimentos, autocríticas e julgamentos.

Sodalita – pedra de introspecção e autoconhecimento, proporcionando um direcionamento para a vida, levando em consideração seus próprios sentimentos. Elimina a confusão mental, a servidão intelectual, a poluição eletromagnética e pode ser colocada sobre o computador, pra bloquear suas emanações.

Sugilita – visão da perfeição divina em todas as coisas. Restaura o equilíbrio da glândula pineal e dos hemisférios do cérebro. Estimula o psiquismo. Dá consciência espiritual. Melhora os casos de autismo, de dislexia, de epilepsia, de coordenação física, de problemas visuais. Ajuda a consciência espiritual. Traz para a Terra a energia do raio violeta, que é capaz de aumentar o amor entre as pessoas e de inspirar a percepção espiritual. Ela também auxilia muito em dificuldade de relacionamento entre pessoas e casais e a enfrentar situações desagradáveis ou tristes.

Turmalina melancia – pedra auxiliar na limpeza de emoções negativas, traumas, dificuldades de relacionamento, peito apertado, abrindo o coração para aceitar o novo, para andar para frente e deixar o passado para trás.  

Turmalina rosa ou rubelita – pedra rosa que deve ser usada em conjunto com uma pedra verde. Traz a renovação consciente dos padrões e atitudes autodestrutivas. Trabalha a limpeza emocional, retirando mágoas, tristezas, medos, inseguranças, etc. Abre para a compreensão do passado, e o olhar para frente, de forma aberta e sem medos.

Turmalina preta – excelente pedra de proteção e de limpeza de energias pesadas, ideal para o uso diário. Também auxilia energeticamente nos processos de dores, neuroses, padrões de pensamentos negativos. Alivia tensões, pesos e mal estares.

Turmalina verde – pedra que favorece o tratamento, de forma mais abrangente, tratando em problemas diversos. Capaz de atuar sobre somatizações que envolvam vírus, bactérias, infecções, complementando o tratamento médico. Também atua no emocional, favorecendo a limpeza de emoções e/ou sentimentos negativos. Abre a mente para a criatividade e para o novo.

Turquesa – desperta a paz interior e o bem-estar, por isso, é usada quando há conflitos de decisão. Atua na pele e a rejuvenesce. Protege da poluição ambiente. Melhora a meditação. Grande poder de cura. Pedra sagrada para budistas e tibetanos.

Vassoura de Bruxa – pedra de proteção contra energias pesadas oriundas de magias e de energias mentais negativas. Limpa ambientes e pessoas. Deve ser utilizada da cintura para baixo, em função de sua energia ser densa.




PEDRAS CORRESPONDENTES AOS SIGNOS


Áries: Cristal de Rocha, Quartzo Branco, Obsidiana Mahogany, Jaspe Vermelho, Howlita Vermelha, Coral.

Touro: Quartzo Rosa, Sodalita, Obsidiana Mahogany, Malaquita, Quartzo Verde, Amazonita.

Gêmeos: Aragonita, Dolomita, Howlita, Obsidiana Negra, Ônix, Morganita, Moukaita e Pedra do Sol.

Câncer: Cristal de Rocha, Pedra da Lua, Quartzo Branco, Cristal Rutilado, Aragonita.

Leão: Olho de Tigre, Cristal Turmalinado, Jaspe Policromático, Jaspe Zebra, Aragonita Verde, Howlita Laranja, Leopardita.

Virgem: Quartzo Rosa, Jaspe Rosa, Howlita Rosa, Rodocrosita, Cristal de Rocha, Rose de France.

Libra: Amazonita, Prasiolita, Quartzo Verde, Quartzo Limão, Green Gold, Sodalita.

Escorpião: Jaspe Vermelho, Jaspe Zebra, Jaspe Policromático, Howlita Vermelho, Morganita, Coral.

Sagitário: Ametista, Cristal Rutilado, Rose de France, Pedra Estrela, Quartzo Rosa.

Capricórnio: Obsidiana Negra, Ônix, Sodalita, Pedra Estrela, Cristal Fumê.

Aquário: Sodalita, Howlita Azul, Howlita Royal, Quartzo Azul, Turquesa, Cristal Turmalinado.

Peixes: Amazonita, Aragonita Verde, Cristal Turmalinado, Prasiolita, Jaspe Cobra, Quartzo Verde e Quartzo Limão.





LIMPEZA E ENERGIZAÇÃO



Existem vários métodos de limpeza de um cristal, aplicáveis a quase todas as pedras. Os mais utilizados são:

Água e sal grosso – coloque o cristal ou as pedras dentro de um recipiente de vidro (de preferência branco ou transparente), contendo água com sal grosso. Deixe por no mínimo três horas, ou pelo tempo que sua intuição determinar. Ao retirar, lave o cristal ou as pedras em água corrente.

Cachoeira, mar, rio – outra forma de limpar seu cristal ou as suas pedras de impurezas energéticas, é leva-lo a uma cachoeira, a um rio que não seja muito parado (e logicamente não poluído), ou ao mar. Nesses casos, tome bastante cuidado porque nesses elementos, os cristais ou as pedras podem querem voltar a seu meio e facilmente escapar de suas mãos.

Defumação – acenda o incenso de sua preferência e sopre bastante sobre o seu cristal ou suas pedras, defumando todas as suas faces e todas as suas áreas, pelo tempo que achar necessário.

Chuva – deixe seu cristal ou suas pedras sob a chuva forte. É um ótimo método de limpeza.

Choque térmico somado a Sol/Lua – em uma água bastante gelada, dê um breve banho em suas pedras e cristais. Algumas pedras, como a vassoura de bruxa e a pirita, soltam poeiras facilmente, portanto apenas dê “susto” nelas, molhando-as brevemente. Depois deixe tomando um banho de Sol e Lua por 24 horas.

Drusa (para limpeza de pedras pequenas) – coloque suas pedras pequenas sobre uma Drusa (aglomerado) de cristal de quartzo branco e deixe-as por bastante tempo, até achar que estão limpas e recarregadas. A Drusa por si só, por conter várias pontas de cristal, é auto limpante e auto energizante.

Sopro – mentalize luz branca, ou violeta, e sopre sobre seu cristal, com a clara intenção de limpa-lo e de tirar dele toda energia negativa. Inspire luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal.

Energização com as mãos – coloque seu cristal ou suas pedras entre as duas mãos e gire-os até esquentar, mentalizando passagem de energia de suas mãos para eles.

Energização na Terra (conexão com a natureza) – em meditação na natureza, coloque as pedras em volta, na Terra, pedindo a proteção da  Mãe Terra e a energização dessas lindas partes dela, que são as pedras e cristais.

Selenita: O método mais prático, eficiente e rápido para limpar energeticamente qualquer tipo de cristais ou pedras, é usar um bastão natural de Selenita. Para isto, coloque sobre uma superfície lisa, um bastão de Selenita e na frente deste a pedra que esteja necessitando de limpeza.  Deixe a pedra nessa posição por cerca de trinta segundos, e ela já estará limpas e energizadas. Este tipo de limpeza serve também para qualquer objeto e para ambientes.






CHAKRAS E AS PEDRAS CORRESPONDENTES





Chakras são centros energéticos do corpo. Os seres humanos contêm sete Chakras principais que estão em constante atividade. A palavra sânscrita Chakra é traduzida por roda, círculo ou movimento. São pelos Chakras que transitam e se movem as energias sutis do corpo.


1 Chakra: Raiz ou Básico
É responsável pela absorção da energia da terra, pelo estímulo direto da energia no corpo na circulação do sangue, trabalha os medos e o ancoramento no plano físico.
Localização: Base da coluna (as três primeiras vértebras)
Cor correspondente: Vermelho
Pedras indicadas: Ágata-Vermelha, Coral, Granada, Jaspe-Vermelho, Rubi, hematita, quartzo vermelho.
A sua função é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo.
Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de "gana", atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o "viver para ter".


2 Chakra: Sacro ou Sexual
Localização: Baixo abdômen (3 a 4 dedos abaixo do umbigo)
Cor correspondente: Laranja
Pedras indicadas: Calcita-Alaranjada, Cornalina, Fluorita, Morganita, Pedra-da-Lua, Opala de Fogo, Crocoíta.
Tem ligação com a criatividade e a vitalidade. As funções principais do Chakra Sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade. Ele corresponde à nossa autoestima, à energia sexual e à expressão do "eu" através da sexualidade e/ou criatividade. É no centro energético do bem-estar físico, do prazer e da realização que se percebem as mágoas, sentimentos de culpa e medo (pecado).
Quando este Chakra está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.


3 Chakra: Plexo Solar
Localização: Epigástrio (abaixo das costelas)
Cor correspondente: Amarelo
Pedras indicadas: Âmbar, Citrino, Olho-de-Tigre, Topázio Imperial, Enxofre, Calcita Amarela.
É onde "mora" o ego de cada um, representa a força do indivíduo. Suas funções primordiais são o poder e a vontade. Também mostra como está nossa digestão (de situações), nossos humores e controle.
Quando o Plexo Solar está com excesso energético pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. E quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita.


4 Chakra: Coração ou Cardíaco
Localização: Centro do peito (entre os mamilos)
Cor correspondente: Verde ou Rosa
Pedras indicadas – Verdes: Amazonita, Esmeralda, Jade-Verde, Kunzita, Malaquita, Unakita, Calcita Verde, Turmalina Verde.
Pedras indicadas – Rosa: Quartzo-Rosa, Turmalina-Melancia, Calcita Rosa, Rodocrosita
Simboliza o centro das emoções. Esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.
Quando o Chakra Cardíaco se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.


5 Chakra: Garganta ou Laríngeo
Localização: Garganta
Cor correspondente: Azul-Celeste
Pedras indicadas: Água-Marinha, Apatita, Calcedônia, Cianita, Turquesa, Topázio Azul, Calcita Azul, Quartzo Azul, Angelita.
Tem ligação com a maneira que cada um se expressa. A função principal desse chakra é o se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos.
Percebemos que o Chakra Laríngeo está em desequilíbrio quando apresentamos problemas na comunicação - geralmente a falta dela - o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e "engolir sapos".


6 Chakra: Frontal
Localização: Entre as sobrancelhas
Cor correspondente: Azul índigo
Pedras indicadas: Ágata-Azul, Azurita, Lápis-Lazúli, Safira, Sodalita, Safira Azul, Turmalina Azul
Representa a mente e a intuição. A função dupla desse chakra faz com que ele seja um dos mais difíceis de manter o equilíbrio, pois o excesso de uma característica leva à falta da outra.
Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos.


7 Chakra: Coroa ou Coronário
Localização: No topo da cabeça
Cor correspondente: Violeta, dourado e branco
Pedras indicadas: Ametista, Diamante, Cristal de Quartzo, Topázio Incolor,  Charoíta, Fluorita, Pirita, Calcita Dourada, Ametrino.
Representa nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo. A sua função principal é evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano.
Percebemos o Chakra Coronário em desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.



MEDITAÇÃO COM A PEDRA DO CHAKRA




Faça a meditação entre 10 e 20 minutos. Para começar, coloque a pedra sobre o chakra em desequilíbrio ou entre as mãos.
Sente-se em posição confortável. Relaxe o corpo e respire lenta e profundamente. Olhe detalhadamente a pedra por algum tempo, até ser capaz de fechar os olhos e "vê-la" em todos os seus detalhes. Continue respirando profundamente, deixando os pensamentos fluírem, sem querer apagá-los ou detê-los.
Quando tiver alcançado um nível razoável de relaxamento, "veja" a pedra em pensamento. Numa contagem de 1 a 7 ela vai crescendo dentro da sua visualização até ficar do tamanho de uma montanha.
Assim que a pedra atingir esse tamanho, veja você mesmo andando na superfície da pedra e a explore. Percorra-a por fora e, se encontrar algum caminho, explore-a por dentro também.
Assim que estiver satisfeito com suas explorações, volte ao lugar onde começou e conte novamente de 1 a 7. Mas dessa vez visualizando a pedra diminuir até o tamanho normal.
Respire profundamente algumas vezes e movimente-se delicadamente para voltar ao estado de alerta normal. Abra os olhos.
Escreva tudo o que viu, ouviu ou sentiu durante sua visualização.
Essa mentalização pode ser feita uma ou duas vezes na semana.






Fontes:
LISANTY, Angélica. Oráculos dos Cristais – Leituras de Pedras. Editora Madras.
HALL, Judy. A Bíblia dos Cristais: O Guia Definitivo dos Cristais. Editora Pensamento.
SCHUMANN, Walter. Gemas do Mundo. Editora Ao Livro Técnico.
BIANCARDI, Rosa Maria. Cristais - Um Universo em Suas Mãos. Editora Alfabeto.
Sites: www.caminhandocomosol.com.br, www.mycrystalangel.com, www.lendaviva.com.br, www.cristaisaquarius.com.br, www.angelfire.com, www.pedramistica.com.br















Nenhum comentário:

Postar um comentário